segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Preparai os caminhos do Senhor

Resultado de imagem para joão batista

“DEVEMOS ESTAR ABERTOS AO PROJETO DE AMOR DE DEUS”.
  
Estar abertos ao que o senhor nos pede é o grande desafio que temos no momento difícil da história que passamos. Como cristãos enfrentamos a ditadura do relativismo que afirma aos quatro ventos que seremos felizes vivendo no individualismo o que vai contra o reino de Deus. A crise de afeto que a humanidade atravessa como consequência do egoísmo leva a humanidade a sua própria ruína. Os cristãos são comprometidos pelo batismo a transformar o mundo. João Batista levou até o fim a sua adesão ao projeto de Deus. Ele é um exemplo de entrega a Deus para nós que sofremos as dores do afastamento de Deus.


EVANGELHO (Mc 1, 1-8):

Início do evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus.  Está escrito no livro do profeta Isaías: “Eis que envio meu mensageiro à tua frente, para preparar o teu caminho. Esta é a voz daquele que grita no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas estradas!’” Foi  assim que João Batista apareceu no deserto, pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados. Toda a região da Judéia e todos os moradores de Jerusalém iam ao seu encontro. Confessavam os seus pecados e João os batizava no rio Jordão. João se vestia com uma pele de camelo e comia gafanhotos e mel do campo. E pregava dizendo: “Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu nem sou digno de me abaixar para desamarrar suas sandálias. Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo”.

 Resultado de imagem para joão batista
“Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo”.

O evangelho de São Marcos inicia com a profecia de Isaías em relação à grande figura de João Batista que tem a missão de preparar o caminho do Senhor. Este caminho é o projeto de Deus que terá seu ápice na vinda de seu Filho e na ação definitiva do Espírito Santo na vida das pessoas de boa vontade. O plano de Deus tem uma lógica impressionante. Infelizmente as pessoas preferem se deixar guiar pelos caminhos mais “fáceis” que o mundo apresenta. A felicidade é resultado dos sofrimentos momentâneos que passamos para seguir Jesus.
O cristianismo sempre será uma contradição para aqueles que estão perdidos no hedonismo, busca de prazeres momentâneos, da sociedade. Esta acredita que a fonte da felicidade está nos prazeres da vida. Deus nos apresenta algo bem diferente em seu projeto de amor pela humanidade. João Batista é coerente com a Palavra. Ele será admirado por muitos, mas terá uma morte sangrenta por querer concretizar o que Deus lhe pedia em relação ao povo que estava caminhando sem nenhuma orientação. Sempre será assim. Os mártires são portas para o caminho de Deus. Seu sofrimento é coroado com a verdadeira glória dos filhos de Deus.
O mundo caminha para sua própria ruína se esquecer seus valores fundamentais. Nós cristãos estamos comprometidos na transformação da sociedade. Devemos seguir o exemplo de São João Batista anunciando a verdade dentro de um mundo cheio de fantasias e ilusões que arrastam as pessoas ao sofrimento verdadeiro e permanente.
Nós recebemos a graça do santo batismo para termos coragem de seguirmos em frente na nossa missão. Não podemos desanimar. Devemos olhar para o incorruptível que nos espera na eternidade para passarmos pelo corruptível do mundo.


“Senhor Jesus, dai-nos força para vivermos nossa vida sempre conformes ao vosso ensinamento”.


Rio Grande, 29 de novembro de 2011.

























Nenhum comentário:

Postar um comentário