segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Estai preparados

Resultado de imagem para vigiai

“DEVEMOS ESTAR ATENTOS NA ESPERA DO SENHOR”.



Estamos iniciando um novo ano litúrgico com a celebração do primeiro domingo do advento. Com grande alegria esperamos o dia que o Senhor virá para restaurar todas as coisas. Nós vivemos na expectativa da fé. Ela é alimentada pela oração que nos faz descobrir qual é a vontade de Deus em relação a nossa vida. A entrega feita pelo efeito da fé em nossa vida é que faz a diferença em nossa ação evangelizadora. O tempo do advento nos faz viver o presente na espera do futuro onde não estaremos mais submissos as nossas limitações. O evangelho de hoje nos propõe uma vigilância contínua. Quando o Senhor vier não poderá nos encontrar sem fazermos o bem dentro da realidade em que nos encontramos.

Resultado de imagem para vigiai


EVANGELHO (Mc 13, 33-37):

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Cuidado! Ficai atentos, porque não sabeis quando chegará o momento. É como um homem que, ao partir para o estrangeiro, deixou sua casa sob a responsabilidade de seus empregados, distribuindo a cada um sua tarefa. E mandou o porteiro ficar vigiando. Vigiai, portanto, porque não sabeis quando o dono da casa vem: à tarde, à meia-noite, de madrugada ou ao amanhecer. Para que não suceda que, vindo de repente, ele vos encontre dormindo. O que vos digo, digo a todos: Vigiai!”


“O que vos digo, digo a todos: Vigiai!”

O tema da vigilância aparece muitas vezes nos santos evangelhos. O que significa vigiar? É estar atento, pois algo pode acontecer e nos surpreender. Na estratégia militar o uso de vigilantes é fundamental para que o inimigo não consiga chegar ao seu objetivo. Na aplicação bíblica vemos várias vezes este verbo e nesta passagem do evangelho, a vigilância toma uma conotação mais forte. No caso que Jesus nos apresenta devemos estar vigilantes para a hora inesperada da chegada do patrão. Tudo o que temos nos é “emprestado” para fazermos o bem. Não somos proprietários de nada. Devemos utilizar todo o tempo necessário para praticarmos o bem neste curto espaço que temos em nossa vida.

Resultado de imagem para vigiai

A nossa existência é um constante “desafio administrativo” em relação ao amor imenso que Deus deposita em cada um de nós. Como criaturas d’Ele, devemos nos esforçar o máximo para correspondermos ao que nos pede. Tudo é Graça. Nossa colaboração é necessária para concretizarmos o plano de Deus na história.
Estar preparado significa em primeiro lugar concretizar a vontade de Deus dentro da contradição da história. Os cristãos sempre serão ridicularizados. Isto devido ao que vamos assumindo dos valores de Cristo que não se equipara com o que a sociedade valoriza. Assim como o azeite não se mistura com o vinagre. Os valores da sociedade não se misturam com os do Reino de Deus. Por esta razão a prática do amor, que é o grande ideal cristão sempre será um grande desafio dentro de um mundo egoísta.
Não podemos seguir a Cristo por medo do que nos possa acontecer. Devemos ter muita coragem de aceitar seu plano de amor e justiça. Seguimos a Cristo porque queremos sua proposta de verdadeira realização que se difere das alegrias momentâneas que o mundo se alimenta. A fonte da verdadeira alegria está na descoberta da vontade de Deus e de nossa capacidade de concretizá-la em nossa vida.
Jesus é o nosso salvador e amigo, sua proposta sempre nos trará mais felicidade do que o imediatismo oferecido pelo individualismo contemporâneo. Estar vigiando, é estar atento aos sinais dos tempos. Perceber que o mundo está voltado para as relações comerciais acima das relações afetivas. Jesus veio nos ensinar o amor que vai libertando o homem em sua totalidade. O batismo que recebemos é um processo de amorização de nossas vidas.
O mal só poderá ser combatido pelo amor. Hoje encontramos muitos sinais de morte que nos assustam tremendamente. Muitos seres humanos estão sendo impedidos de nascer e outros morrem em consequência da fome e da miséria. A guerra é promovida para alguns terem riquezas particulares. Há um grande número de dependentes químicos que estão nas fileiras da morte. Tudo isto só poderá ser transformado pela prática do amor que os cristãos deverão efetivar na realidade.

Resultado de imagem para vigiai

Devemos estar preparados na utilização de todos os meios para praticarmos o bem acima de tudo. Em todas as áreas de nossa vida devemos estar colocando os valores de Cristo para transformarmos este mundo. Sermos, através de nosso testemunho, um sinal de salvação para toda a humanidade.

“Senhor Jesus, olhai para cada um de nós a fim de que não nos desviemos do caminho do bem”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário